Hoje pela manhã recebi em meu celular mais um vídeo, o qual se propunha a ser uma mensagem de alerta:
Não sei exatamente de que data é o vídeo, nem sua origem, mas é pós-Covid-19.
Em resumo, o rapaz está dizendo que A INTENSIFICAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL NA CHINA É UM SINAL DO FIM, motivo pelo qual é necessário buscar a Deus.
Não há razão para se espantar com mensagens desse tipo quando elas partem de pessoas cheias de confusão teológica, cujas crenças a respeito da volta de Jesus são completamente obscuras e dão margem para qualquer coisa. Mas o que pensar quando são os adventistas do sétimo dia de longa data, inclusive já bem estabelecidos em diversos aspectos da verdade, que disparam sinais do fim para todo lado?
No geral, parecem circular por aí três versões bastante distintas a respeito dos sinais dos tempos (mesmo entre os adventistas), algumas mais outras menos lastreadas em Mateus 24. Vamos chamá-las de:
* Cética: não acredita que existam quaisquer sinais do fim, quer na Bíblia ou em qualquer outro lugar. Pode ser resumida em Lucas 12:45: "o meu Senhor atrasa em sua vinda...";
* Sensacionalista/mística: escolhe arbitrariamente determinados acontecimentos ou processos históricos e os enquadra como sinais do fim. Não se importa se as conexões com as profecias bíblicas são bastante vagas e está disposta a dar o pulo da fé antes mesmo de fazer um estudo superficial das escrituras. Entende que possui uma percepção espiritual aguçada (um sentimento de ardor ou algo semelhante), que o libera do estudo de questões teológicas;
* Teológica Erudita Oficial IASD: condena discretamente o ceticismo do "meu Senhor tarda a voltar" e ataca com mais veemência o sensacionalismo e a superficialidade no estudo das escrituras. Lembra que o "ouvireis de guerras e de rumores de guerras...", de Mateus 24:6, "ainda não é o fim". Reforça que o "evangelho pregado em todo o mundo", do verso 14, é cronologicamente posterior às guerras e rumores de guerra, e, desse modo, um sinal do fim dos tempos muito mais evidente, o qual, entretanto, não poderá ser observado por ninguém, pois se dará repentinamente de modo sobrenatural, maravilhoso e incompreensível para o homem.
Um debate entre representantes das três versões costuma soar mais ou menos assim:
CÉTICO: Jesus não vai voltar.
SENSACIONALISTA MÍSTICO: Sim, Ele voltará, porque o controle social na China está se intensificando.
ERUDITO IASD: o controle social na China é Mateus 24:6. Ninguém deve ficar alarmado, porque o verso 14 (evangelho a todas as nações) vem depois e, esse sim, é o mais claro sinal da proximidade da volta de Jesus.
SENSACIONALISTA MÍSTICO (em silêncio e pensando consigo): boa resposta... Eu não tinha pensado nisso...
CÉTICO (às risadas): se o evangelho é o mais claro sinal do fim, porque a IASD não o prega como deveria? Quanto tempo a IASD ainda passará fazendo rodeios?
ERUDITO IASD (com a resposta na ponta da língua e bastante disposto a preservar seu emprego e/ou reconhecimento): o evangelho pregado a todas as nações não é um esforço humano. Será executado apenas quando o Espírito Santo descer sobre a Igreja, na chuva serôdia. E mesmo nesse caso, haverá a ajuda dos anjos.
CÉTICO: então o sinal do fim está no derramamento do Espírito Santo e na chuva serôdia? Quando virmos isso acontecendo saberemos que o fim está próximo? Como saberemos identificar esses acontecimentos?
SENSACIONALISTA MÍSTICO (alvoroçado): essa eu sei responder! Você sabe que essas coisas estão acontecendo quando você começa a ver notícias de milagres na internet e coisas incríveis acontecendo! E quando há jovens clamando ao Senhor nos acampamentos da Igreja!
ERUDITO IASD (entediado): o derramamento do Espírito Santo, que é a própria chuva serôdia, só pode ser discernido espiritualmente e só acontecerá no tempo de Deus.
SENSACIONALISTA MÍSTICO (em silêncio e pensando consigo): boa resposta... Eu não tinha pensado nisso...
CÉTICO: então a pregação do evangelho a todas as nações só ocorrerá a partir de uma poderosa, pontual e invisível intervenção divina?
ERUDITO IASD: sim.
CÉTICO: então não existe nenhum sinal realmente constatável?
ERUDITO IASD: não, nenhum.
CÉTICO: então o sensacionalista místico pode estar certo muito mais certo do que nós dois... Talvez ele tenha percebido com os olhos da fé essa poderosa, pontual e invisível intervenção divina...
SENSACIONALISTA MÍSTICO se anima.
ERUDITO IASD: veja... Em algum momento virá uma notícia que é verdadeira, mas essa última notícia a qual o sensacionalista místico trouxe, do controle social na China, pode não ser um sinal do fim. Eu particularmente acredito que pode não ser.
CÉTICO: você acredita nisso amparado no seu discernimento espiritual?
ERUDITO IASD: veja bem... Como eu já disse, precisamos lembrar que é só o princípio das dores. O evangelho ainda precisa ser levado a todas as nações...
CÉTICO: não quero entrar em raciocínios circulares. O sensacionalista místico ao menos tinha uma abordagem mais direta...
SENSACIONALISTA MÍSTICO (orgulhoso): isso que eu ainda nem contei a vocês sobre o último acordo entre o Vaticano e a União Europeia, que está muito perto de ser assinado...
ERUDITO IASD bate com a mão na testa.
Essa típica conversa a respeito do fim dos tempos é especialmente triste porque ela desconhece a existência de uma versão alternativa para os eventos finais, a qual leva em conta o Grande Conflito, a Justificação pela Fé e o esforço da Igreja no evangelismo mundial, que se dá em cooperação com Deus. Apesar de pouco conhecida mesmo entre os adventistas (e talvez mesmo entre os adventistas da Verdade Presente), essa versão existe e podemos chamá-la de:
Adventista Pioneira: compreende os eventos finais à luz do Grande Conflito entre Deus e Satanás, segundo o qual o Planeta Terra é um espetáculo para um Universo repleto de seres inteligentes, pensantes, dotados de consciência e livre arbítrio, diante dos quais Satanás deseja desacreditar o governo de Deus e apresentá-lo como injusto, arbitrário, incoerente e inferior ao seu. Compreende que, à luz dessa crença, o povo de Deus possui um papel decisivo nos desdobramentos futuros, uma vez que por meio de uma conduta alinhada às leis de Deus, a qual lhe é facultada por meio do exemplo de Cristo, poderá ser um argumento decisivo a favor do Criador e contrário à Satanás. Nesse contexto, entende que a segunda vinda de Cristo não possui relação com grandes acontecimentos geopolíticos, econômicos ou sociais, mas apenas com a formação de um povo (Apocalipse 14) que reivindique o caráter de Deus. Crê ainda que esse povo tanto mais avançará no evangelismo mundial quanto mais santificado for e que tanto mais santificado será quanto maior for seu real comprometimento no evangelismo mundial, que exige não apenas confiança no Espírito Santo, mas trabalho árduo, coragem, disciplina e planejamento, bem como correta e inteligente administração dos recursos.
Sem dúvida alguma, a conversa entre o cético, o sensacionalista místico e o erudito toma um rumo totalmente diferente quando o pioneiro entra em cena, a tal ponto que merece uma postagem à parte...
Portanto, encerro aqui essa primeira publicação a respeito dos sinais do fim, com a participação do adventista pioneiro já agendada, após a qual será concluído o tema.
Um abraço a todos!
Lucas
Comments